Inicia
nesta terça-feira 09, a série de Audiências Públicas que a Prefeitura de Porto
Velho realizará para discutir com a população o Plano de Mobilidade Urbana da
capital. A primeira audiência será às 15, na Câmara Municipal. Além dessa,
outras seis audiências serão promovidas. Dia 13, na Associação dos Moradores do
Bairro Tancredo Neves; dia 16, na Associação Zequinha Araújo (Nova Porto
Velho); dia 20, na escola Juscelino Kubitschek (Agenor de Carvalho); dia 23, no
Ministério Público Estadual (bairro Pedrinhas); dia 27, na Quadra Poliesportiva
da Associação dos Moradores do Bairro Nacional; e dia 04 de maio, na rua
Osvaldo Aranha, no bairro Conceição, sempre no horário de 15h.
O
secretário Carlos Gutemberg, da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito
(Semtran) falou da importância do debate em torno do projeto. “Essas audiências
públicas são necessárias para que a prefeitura possa apresentar à população
esse projeto que é muito importante para a cidade. E vamos começar pela Câmara
Municipal”, disse o secretário.
Já
aprovado no Ministério das Cidades, o Plano de Mobilidade Urbana de Porto Velho
está orçado em R$ 90 milhões. O projeto prevê a implantação e reforma de
abrigos para os usuários de transporte coletivo, instalação de sinalização
vertical (placas) e horizontal (pintura de pista) de ponto de parada de ônibus,
construção e reforma de Estações de Integração e Terminais de Ônibus Urbano.
Será
também instalado o Sistema de Prioridade Seletiva e de padronização de
calçadas, adequação de rampas de acesso à hidrovia para os distritos do Baixo
Madeira e colônia dos pescadores, implantação de uma nova rampa de acesso no
Terminal Intermodal Hidroviário de Porto Velho e readequação do espaço, além da
implantação da Rede Cicloviária no município.
O Plano
de Mobilidade fará ainda a interligação entre os bairros, contribuindo para que
Porto Velho passe a ter um sistema de transporte urbano mais rápido.
Atualmente, oaumento do número de veículos nas ruas prejudica o sistema de
transporte coletivo porque as viagens dos ônibus passam a ser em baixa
velocidade, por causa da competição por espaço com os outros veículos.
Existem
hoje em Porto Velho 52 linhas para uma frota de 178 veículos que transportam
78,60 mil passageiros/dia numa extensão de 1.502 Km. Diariamente os coletivos
percorrem 41.495 km. As linhas transportam, em média, 51 passageiros por
viagem, num total de 1.534 viagens diárias a velocidade média operacional de 21
km/hora.
Rede de Transporte
O Plano
também cria um Projeto de Rede de Transporte que está divido em três níveis
hierárquicos (principal, secundário e alimentar) que visam ordenar o fluxo,
aumentar o controle e melhorar a comunicação visual nas vias. O plano apresenta
ainda quatro níveis de linhas, as expressas, semi-expressas, paradoras e linhas
locais.
Os
estudos sobre planos de mobilidade urbana feitos pela prefeitura, indicaram
como solução a elaboração de uma Rede de Transportes Prioritária, que consiste
na hierarquização das linhas, definição dos elementos componentes da rede e a
troncalização por feixe de linhas, principalmente em relação aos corredores de
transportes.
O sistema
contará também com o serviço tronco-alimentador formado por três corredores —
Principal em via segregada (BRT e linhas expressas), Secundário em faixa
exclusiva (linhas semi e expressas) e Alimentador em fluxo misto (linhas locais
e paradoras). Haverá ainda locais para transferências de passageiros (nos
Terminais e em qualquer ponto com bilhetagem eletrônica) e também atendimento
aos serviços locais (linhas locais e paradoras).
Para
Carlos Gutemberg, o aumento da frota de veículos na capital de Rondônia aponta
para a necessidade de implantação do Plano de Mobilidade. De acordo com o
Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de 2005 a 2012 a frota cresceu 160%.
Em 2005, eram 76,84 mil veículos. Em 2012, esse número pulou para 200 mil
veículos, o que projeta um crescimento de 17% ao ano.
Texto: Joel Elias
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