A Secretaria Municipal de
Educação (Semed) realizou nesta terça-feira (4), no Teatro Banzeiros, o
seminário intitulado “O Currículo no Bloco Pedagógico da Alfabetização”. O
evento, que foi aberto pelo vice-prefeito, Dalton Di Franco, em companhia da
secretária da Semed, Francisca das Chagas, contou com a participação de
professores, supervisores, diretores da rede municipal de educação e também de
outros profissionais da área. O objetivo foi a geração consensual de propostas
para a formação de um currículo para o bloco pedagógico a ser composto pelo
conjunto das 1ª, 2ª e 3ª séries e voltado à fase da alfabetização.
O evento foi promovido pelo
Departamento de Educação, por meio dos serviços da Divisão de Ensino
Fundamental (Diefun). Segundo Jandernoura Araújo, diretora do Departamento de
Educação, os currículos da 1ª, 2ª e 3ª séries devem ser modificados em
conformidade às resoluções federais que instituem a formação do Bloco
Pedagógico da Alfabetização. “Passa-se a uma única série dividida em três anos.
Os conteúdos passam a ser específicos para essas séries. Na verdade, desde de
2013 estamos trabalhando para reestruturar o currículo do ensino fundamental no
nosso município, com atenção especial para esse bloco pedagógico. “O Ministério
da Educação e Cultura (MEC) já deu as diretrizes por meio das Resoluções e os
estados e municípios têm que, cada qual em seu âmbito de serviços, adequar seus
currículos”, explicou. Josinéia da Silva, da Diefun, que coordenou os trabalhos
do Seminário.
Ela informou que durante a parte
da manhã aconteceram palestras ministradas pela convidada, a Prof.ª. Drª. Maria
Rita, da Universidade Federal do Ceará, e na parte da tarde aconteceram mesas
redondas lideradas pela Prof.ª Drª Nair Gurgel, da Universidade Federal de
Rondônia (Unir). Como temática trabalhou-se a mudança dos currículos e o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que pretende implementar
trabalhos desenvolvidos em parceria pelos governos federal, estadual e
municipal, a fim de que a educação seja pensada do ponto de vista do direito
dos alunos, que devem ser instruídos nos conteúdos esperados para cada etapa de
suas vidas.
A busca por propostas para a composição
do currículo para o Bloco Pedagógico da Alfabetização iniciou-se com encontros
realizados em 2013 e deve ser construído com a participação de todos os
envolvidos no sistema educacional municipal. O Seminário abre os trabalhos
deste ano, mas diversos outros encontros deverão acontecer. “Ao final do ano
esperamos ter todo montado o currículo, para que possamos dar início ao novo
direcionamento para todos os professores.
O que se pretende é direcionar o
curriculum para que envolva também questões culturais do Brasil, dos estados e
dos municípios. As propostas anteriores privilegiavam certos conhecimentos que
deveriam ser dominados, agora o MEC quer que se privilegie o direito a
aprendizagem do aluno a adquirir uma gama de conhecimentos que deveriam ser
esperados como de domínio de sua etapa de vida. A quantidade de dias letivos e
de carga horária deve proporcionar ao aluno o direito ao domínio de certos
conteúdos e habilidades. O direito de aprendizagem é hoje a frase mais forte da
educação no Brasil”, destacou Jandernoura.
Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros
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