Conhecer as três áreas da gestão
escolar importantes para a autonomia e a qualidade de ensino. Esse foi o
objetivo do “Seminário de Gestão Escolar”, realizado pela Prefeitura de Porto
Velho nesta quinta-feira, 06, no Teatro Banzeiros. Coordenado pelo Programa de
Gestão Democrática, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante o
seminário foi repassado aos diretores e vice-diretores de escolas subsídios nas
áreas administrativas, pedagógicas e financeiras como contribuição às suas
administrações. “Aqui no seminário conseguimos reunir os gestores de todas as
escolas municipais. E essa é uma iniciativa importante porque, além das
orientações, fizemos uma apresentação da secretaria, principalmente para os
novos gestores que foram eleitos este. E os esclarecimentos sobre gestão, foi
importante também, porque hoje o diretor de escola não pode ficar preso apenas
a questão pedagógica”, adiantou a secretária Francisca das Chagas Holanda
Xavier.
A secretária adiantou ainda que, hoje os diretores de escolas precisam se adaptar ao novo momento que vive a educação em Porto Velho, com a implantação da gestão democrática. Com essa mudança, aumentou a responsabilidade dos diretores, que deixaram de ser simples administradores das questões pedagógicas dos estabelecimentos de ensino para se tornarem gestores públicos e, por isso, eles precisam ter os esclarecimentos necessários sobre controle financeiro e também sobre a atuação dos órgãos de fiscalização externa, para que administrem da forma correta a fim de evitar complicações com a lei. A secretária, que já foi diretora de escola, explicou também que a autonomia escolar divide-se em três áreas básica: A gestão pedagógica, responsável pelo gerenciamento da área educativa, pelo meio da qual são estabelecidos os objetivos para o ensino, com base no Regimento Escolar e do Projeto Político Pedagógico (PPP); A gestão administrativa/humana visa garantir o funcionamento das atividades de administração de pessoal e as atividades de apoio, como secretarias, serviços gerais, atividades de limpeza e conservação e também, o provimento de conservação dedos recursos materiais e patrimoniais da escola, dentre outras atividades; Já a gestão financeira, pressupõe a observância das regras e critérios relativos à captação e utilização de recursos, e a sua devida prestação de contas.
Para o vice-prefeito, Dalton Di Franco, que representou o prefeito Mauro Nazif no evento, as informações passadas no seminário são ferramentas importantes que irão auxiliá-los na administração da escola. “Os diretores têm que se preocupar com a questão de gerir a escola como gestor público. Os diretores que foram reeleitos já conhecem essa realidade, mas os novos não e eles precisam dominar a área da gestão financeira. Foi um evento importante também para que eles pudessem conhecer e se adaptar a nova dinâmica de administração implantada pelo prefeito Mauro Nazif na Prefeitura de Porto Velho”, afirmou.
Dalton afirmou também que a gestão escolar tem como objetivo organizar, mobilizar e articular os recursos pedagógicos, materiais e humanos necessários para o avanço dos processos sociais e educacionais dos estabelecimentos de ensino, focado na aprendizagem dos alunos que deve ser feita desenvolvida de maneira compartilhada com a comunidade escolar, na busca da consolidação da autonomia financeira da escola.
Por Joel Elias | Fotos: Medeiros
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