DALTON DI FRANCO - APRESENTAÇÃO

DALTON DI FRANCO - APRESENTAÇÃO
Dalton Di Franco, jornalista, administrador de empresas, professor universitário, consultor e palestrante de comunicação e marketing e advogado. Filho de Rondônia, já foi vereador e deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Diretor da Energia Sustentável é recebido pelo vice-prefeito Dalton Di Franco


 
José Lúcio, Diretor Institucional da Energia Sustentável do Brasil, foi recebido em audiência na Prefeitura da Capital. Ele conversou com Dalton Di Franco, o vice-Prefeito, e Francisco Alves ( Tyer ), diretor de Assuntos do interior, sobre parcerias para melhorar a qualidade de vida dos distritos localizados ao longo da BR-364, no sentido Porto Velho-Rio Branco. Dalton lembrou as parcerias com a usina de Jirau que resultaram na construção de Vila Nova Mutum, entre outras ações.

 

 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dalton Di Franco relata experiência de vida no 1º Encontro dos Profissionais da Imprensa em Ariquemes


 


Foi realizado neste sábado (18/janeiro) o 1º Encontro dos Profissionais da Imprensapela APIMVAJ (Associação dos Profissionais da Imprensa dos Municípios do Vale do Jamari) com palestras de autoridades e profissionais da imprensa estadual, e participação especial do Governador do Estado de Rondônia e de Carlos Alencar, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (SINJOR).

O evento ocorreu no recinto da Câmara Municipal de Ariquemes. Após a sua abertura pelo jornalista e presidente da APIMJAV, Alexandre Fernandes, o primeiro palestrante foi o governador Confúcio Moura, que em quase uma hora falou sobre a importância da imprensa na manutenção da democracia e para seu governo, pois “muitas das críticas que a imprensa faz são verdadeiras e aproveita para fazer correções”.

Em seguida o palestrante foi o delegado de polícia, Dr. Thiago Flores.Com o tema segurança pública e imprensa geral, discorreu sobre a veracidade da notícia, checagem da informação e interesse social. Falou que a publicação da imagem do bandido preso, após a elucidação do crime, fortalece os órgãos de segurança e inibe novos delitos. Concluindo que “a imprensa deve promover mais a polícia não o crime em si”.

DALTON DI FRANCO

O ponto alto do encontro aconteceu com as palestras de dois veteranos da imprensa rondoniense. Os jornalistas Dalton Di Franco e Osmar Silva.

Dalton Di Franco além de ser jornalista e apresentador é, também, Vice Prefeito da capital do estado, Porto Velho. Dalton discorreu sobre a sua trajetória nos seus 40 anos no jornalismo. Nascido em Ariquemes (o que surpreendeu muitos dos presentes) construiu no jornalismo policial uma marca, com seu estilo, voz e credibilidade.

Segundo o experiente profissional, “a credibilidade no jornalismo é crucial. Dar a notícia verdadeira. Se errar corrige. Desculpa todo dia leva a descredibilidade. Não tripudiar e nem usar a informação privilegiada para troca e benefício pessoal. Todos devem ser respeitados, até mesmo o bandido. Agir sempre com responsabilidade. Sendoúnico, necessário e indispensável, o profissional continuará na profissão para o resto da vida”, finalizou Dalton.

O jornalista Osmar Silva, nos seus 70 anos de vida, baiano e ariquemense de coração contou sua história no jornalismo no Estado de Rondônia e em Ariquemes. Fundador do primeiro jornal impresso de Ariquemes, “O Parceleiro”, em 19 de maio de 1979. Seu jornal chegou a ter edições diárias e sucursais em 5 municípios do estado.

“O Parceleiro” com seus 8.000 exemplares diários, todos vendidos, distribuído no estado todo chegava, também, até a área rural, com a parceria das empresas de ônibus. Na época contava com 3 telex para receber as matérias das sucursais e da imprensa nacional. E sua impressão era feita em gráfica própria, localizada na Avenida Jk no Setor Quatro, em Ariquemes.

Osmar Silva declarou, também, que o seu foco era participar e ajudar na colonização do estado e na construção dos municípios, e não acumular riqueza. Afirmando que participou dos atos de criação de muitos municípios da região e do estado.

Finalizando, Osmar Silva, disse aos diversos profissionais de imprensa presentes que “Não trabalhem por empatia. Digam a verdade sem superlativizar. Digam a verdade e não tentem ser a cabeça do leitor”.

O evento também contou com participação de outras autoridades. Tais como o Tenente Rocha (comandante do corpo de bombeiros). Coronel Ediney (comandando do 7º Batalhão da Policia Militar). Carlos Rodrigues Cataca (presidente da Asdefron). Vereador Lano Matias.

Fonte: Antonio Carlos Alberti

 

Vice-prefeito Dalton Di Franco abre curso de capacitação para eletricistas da Prefeitura da Capital


 


   Quarenta e dois servidores da Prefeitura de Porto Velho participam de dois cursos de capacitação ofertados pela Funescola. Os cursos estão sendo ministrados na Uniron/Shopping e têm duração de 48 horas/aulas e será desenvolvido em duas etapas. A primeira, de 17 a 19 e a segunda, de 24 a 26 de janeiro. Nos seis dias de cursos os participantes receberão treinamentos sobre salvamento, combate a incêndio, socorro em alturas e normas reguladoras do Ministério do Trabalho. As capacitações tem como público-alvo os servidores eletricistas, tecnólogos em eletricidade e engenheiros eletricistas.




O vice-prefeito, Dalton Di Franco, que representou o prefeito Mauro Nazif no evento, adiantou que ofertar capacitação aos servidores é uma das prioridades da administração municipal. Para ele, toda administração pública tem que ter essa preocupação, e com a prefeitura não pode ser diferente.

 

   “A capacitação representa a otimização do serviço que o município presta à população. Por isso que vários cursos, treinamentos já foram ministrados a mais de seiscentos servidores em apenas um ano. Essa administração reconhece que capacitar representa economia de recursos, pois passa-se a trabalhar com mais qualidade e se evita desperdício fazendo o trabalho de forma errada”, adiantou.

 

   O diretor da Funescola, Adailton Noleto, explicou que os cursos de capacitação ministrados no ano passado, alguns estavam mais voltados à área de contrato, licitações. Outros direcionados às áreas de controle interno, contabilidade pública, captação de recursos financeiros, recursos humanos, técnica em secretariado, gestão de pessoas, arquivo público e redação oficial.

 

“Este ano vamos tentar ampliar os cursos para outras áreas do conhecimento e atribuições que não foram contempladas no exercício de dois mil e treze. O próximo será sobre Projeto Básico e Termo de Referência. No levantamento que fizemos, constamos que essa é uma das deficiências do município”, reforçou.

 

   No curso, os servidores terão noção sobre formatação de processos de contratos, especificações técnicas dos objetos a ser contratado, entre outros assuntos. Também será feita uma simulação de para que os servidores que trabalham nessa área possam melhorar a apresentação das propostas, a fim de que não haja prejuízos nem a perda de tempo com a retificação de processos.

 



Por Joel Elias | Fotos: Gabinete do Vice-prefeito

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

40 mil pessoas participam do réveillon em Porto Velho celebrando o Ano Novo


 
 

 

Cerca de 40 mil pessoas participaram do Réveillon na Praça organizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural e da parceria com o Instituto Viver, que venceu o edital de chamamento público. Além de cantores locais, o Grupo Fala Mansa contagiou as milhares de pessoas que compareceram ao evento, o primeiro da cidade.

O vice-prefeito Dalton Di Franco, junto com Jória Lima, presidente da Funcultural, Fátima Amaral, chefe de gabinete do Prefeito, e secretários municipais, acionou o controle remoto que detonou a bateria de fogos e artifícios, celebrando a chegada do Novo Ano. “O prefeito Mauro e todos nós, seus assessores almejamos pelas bênçãos de Deus para nossa cidade e nosso povo”, declarou Dalton que estava ac
ompanhado de sua esposa, Gracineide Rodrigues.

Segundo Jória Lima, “a chegada de 2014 ficará marcada como a melhor virada da história de Porto Velho”. O réveillon contou com a participação de atrações de qualidade agradando as famílias que compareceram à praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, frisou a presidente da Fundação Cultural da Prefeitura.

 

O Instituto Viver organizou o evento, ocupando todo o complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O Réveillon no Madeira começou às 19h do dia 31 de dezembro e terminou no amanhecer já do dia 01 de janeiro. Rocélio Rodrigues lembrou que a inovação do Réveillon ocorreu após a contagem regressiva quando seguiram-se dez minutos de queima de fogos, disparados de uma balsa no rio Madeira”, com segurança e muita celebração.


As atrações artísticas que animaram o Réveillon de Porto Velho foram: Banda Falamansa com o melhor do sertanejo pé de serra, Forrozão Patentear, a dupla sertaneja Alex e Ademir, Bateria da Escola de Samba Asfaltão e cinco Dj’s tocando as melhores do eletrônico em tenda montada na Praça.

 

Vice-Prefeito Dalton Di Franco faz avaliação de trabalho e vê realizações em 2014


 

O ano de 2013 foi de organização da casa. A partir desde ano a população verá o trabalho da Prefeitura. A opinião é do vice-prefeito Dalton Di Franco (PDT). Ele reconhece que o ano que passou foi marcado por muitas dificuldades. “Enfrentamos a falta de credibilidade do Poder Público em consequência dos desmandos cometidos por gestores anteriores; a falta de equipamentos e máquinas, além do tempo despendido para prestar contas do que não praticamos, além dos fenômenos climáticos que só ocorrem na Amazônia”.

 

Para Dalton Di Franco, “o Prefeito Mauro fez a lição de casa, organizando a casa, planejando as ações, economizando e buscando verbas para os projetos que serão deflagrados já a partir do dia 1º. Pela primeira vez na história da Capital, em dois anos, não teremos aumento de IPTU; também pela primeira vez, em dois anos, não teremos aumento da tarifa de ônibus. O serviço ainda está precário, mas deverá melhorar nos próximos meses com a entrada em funcionamento de mais um empresa de ônibus na Capital. Realizamos as licitações para aquisição de 20 milhões em máquinas e equipamentos, uma vez que a Prefeitura não possuía a logística para enfrentar as alagações; realizar a limpeza das ruas; asfaltamento, entre outros serviços. As máquinas devem ser entregues em breve. Enfim, a Prefeitura está buscando o necessário para trabalhar em prol da comunidade”, frisou Dalton.

Na área da Saúde, Dalton Di Franco lembrou que hoje todos os distritos de Porto Velho contam com médicos, graças a parceria com o Governo Federal. Na Capital, as UPAS estão sendo organizadas e recebendo profissionais que foram chamados do último concurso. “Não teremos tão cedo, problemas com a falta de médicos”, frisou.

 

Ainda segundo Dalton Di Franco, Porto Velho conta com o apoio do governador Confúcio Moura e do senador Acir Gurgacz, além dos parlamentares que representam Rondônia no Congresso. “Precisamos de verbas para implementar uma série de ações, sempre dentro do principio que é marca do Prefeito Mauro Nazif: respeito do dinheiro público”.

 

Dalton Di Franco explicou que algumas pessoas por não entenderem o funcionamento da máquina pública fazem criticas infundadas. “Eu sou o vice e como tal tenho me comportado, sempre ajudando o Prefeito, o titular do cargo. Nosso objetivo é um só: Porto Velho e o seu povo. Estamos trabalhando diuturnamente, em harmonia e paz, para cumprirmos as metas, embora haja quem semeie contenda para nos ver brigando. Há entre eu e o Prefeito Mauro o respeito e a compreensão, além de nossa amizade do tempo em que fomos vereadores, na década de 80”.

 

Além de seus afazeres constitucionais como vice-prefeito, Dalton Di Franco tem desenvolvido ações no Comitê de Enfrentamento às drogas, além de colaborações nas ações sociais da Prefeitura.

 

O vice-Prefeito Dalton Di Franco agradece o apoio da Câmara Municipal, do Tribunal de Contas, Ministério Público e do Poder Judiciário. Ele destacou ainda “o trabalho dos secretários e principalmente, os servidores municipais, nossos colaboradores. A todos somos gratos e estamos certos de que em 2014, juntos, teremos uma cidade melhor”, finalizou.