Médicos cubanos do programa do governo federal Mais Médicos, foram
recepcionados na quinta-feira (05), pelo vice-prefeito, Dalton Di Franco, pelo
secretário municipal de Saúde (Semusa), Domingos Sávio, pelo diretor do
departamento de Assuntos do Interior (DAI), Francisco Alves Tyer, pela diretora
do departamento de Atenção Básica, Amanda Diniz Del Castillo, entre outras
autoridades, em uma solenidade realizada no auditório da Fatec, para entrega do
carimbo profissional nominal com o protocolo do Ministério da Saúde. Na
sequência eles participaram de um tour pela cidade de Porto Velho.
Participaram da atividade 7 médicos, de um total de 10, que serão encaminhados aos distritos, os demais devem chegar nos próximos dias. De acordo com o programa, foram contemplados inicialmente os distritos de Nova Mutum, Fortaleza do Abunã, Nazaré , Calama, Extrema, São Carlos e União Bandeirantes. São contratos de 40 horas, distribuídos de segunda a sexta, voltado a atenção básica, que faz parte da estratégia de saúde da família.
Com uma mensagem de boas vindas, o vice-prefeito comentou que os estrangeiros chegaram em uma boa hora ao município e que este pode ser o início de uma grande mudança. "Quero saudar a estes médicos que chegaram para somar. Tenho certeza que daremos um salto no atendimento da rede básica de saúde", frisou Dalton.
Do auditório, os médicos foram levados para conhecer as unidades de saúde, compreendendo toda a rede municipal, como a Maternidade Mãe Esperança, o Centro de Especialidades Médicas, entre outros centros que fazem parte. Finalizada a visita para conhecimento do sistema, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer os pontos turísticos da capital, por meio de um tour, promovido pela Semusa. "É importante que eles possam conhecer um pouco da nossa realidade antes de iniciar o trabalho na região. Daqui eles seguem para os seus distritos de destino, onde serão recepcionados e acolhidos pelos administradores", finalizou o secretário, Domingos Sávio.
Por Renata Beccária | Fotos: Frank Néry
Nenhum comentário:
Postar um comentário