DALTON DI FRANCO - APRESENTAÇÃO

DALTON DI FRANCO - APRESENTAÇÃO
Dalton Di Franco, jornalista, administrador de empresas, professor universitário, consultor e palestrante de comunicação e marketing e advogado. Filho de Rondônia, já foi vereador e deputado estadual e vice-prefeito de Porto Velho

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Vice-prefeito Dalton Di Franco participa de Seminário Internacional de Sustentabilidade


Dalton Di Franco discursando na abertura do seminário
 
    Diante dos fenômenos naturais ocorridos este ano — enchente do rio Madeira e seca em São Paulo — a realização do XIII Seminário Internacional de Sustentabilidade, para o vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, reveste-se de uma importância singular para debater as duas ocorrências. A afirmação foi feita na abertura do evento, nesta segunda-feira, 17, no auditório do Senac, onde Dalton Di Franco representou o prefeito Mauro Nazif. O seminário é realizado com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

 

    No encontro, o vice-prefeito afirmou que identificar o que tem provocado esses fenômenos é importante para poder preveni-los e poder evitar uma tragédia maior, a exemplo do que ocorre em outros estados que sempre sofrem com desastres naturais. “Em cem anos Porto Velho nunca tinha vivido uma situação dessas. E já há especialista afirmando que os riscos de haver uma nova enchente são grandes. Poder se antecipar ao problema é primordial para diminuir a possibilidade a ocorrência de uma tragédia maior”, frisou.

 

    Organizado pelo Grupo Ecoturismo, o seminário é um acontecimento tradicional em Rondônia, e reúne empresários e representantes do governo para promover debates técnicos e negócios, além de gerar oportunidades para o intercâmbio regional e os países membros do Mercosul (Mercado Comum do Sul). Com o tema “Enigmas Amazônicos das Mudanças Climáticas” o seminário acontece junto com o XIII Prêmio Ecoturismo e Energias Renováveis e traz a capital de Rondônia renomados especialistas para debatem o assunto com a comunidade local.

 

    Entre os palestrantes estão Gustavo Chianca, representante da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Denise Oliveira, coordenadora da Iniciativa da Amazônia Viva e WWF na COP 20; Paulo Artaxo, professor titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP; Alfredo Sirkis, presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e um dos vices presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, entre outros.

 

    Um dos assuntos que será discutido no evento que acontece ao longo do dia, é a segurança alimentar, assunto que já preocupa os líderes do planeta, atentos ao risco de escassez de alimentos interligados ao aumento da população mundial. A Agricultura Familiar, apontada como alternativa no auxílio do combate à fome, é o tema que será abordado pelo representante da FAO. “O propósito do projeto é discutir e fomentar assuntos que preocupam o planeta, a fim de conscientizar a todos para um mundo cada vez melhor. Esta reunião com palestras e debates é de livre acesso ao público interessado em construir e melhorar o nosso planeta”, afirmou o jornalista Hércules Góes, idealizador o seminário.

 




Por Joel Elias | Fotos: Frank Néry

 

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

NATAL DO CONFORTO - Plantão de Polícia sorteia mobília completa para arrecadar alimentos na Capital


 
Cleiton Berg, gerente da Gazin em Porto Velho, com Dalton Di Franco promotor do evento social

 

Pelo quarto ano seguido, o Programa Plantão de Polícia com Dalton Di Franco promove o NATAL DO CONFORTO, com o sorteio de uma mobília completa doada pelas Lojas Gazin. O anúncio foi feito pelo próprio Dalton Di Franco depois de acertar a parceria com Cleiton Berg, gerente da Gazin em Porto Velho.

 

Segundo Dalton, para concorrer ao valioso prêmio, a pessoa deve trocar um quilo de alimento e mais um R$ 1 real por um cupom em qualquer loja Gazin da Capital ou na Redetv, na Avenida Calama, 2.666, no bairro Liberdade. “Quanto mais doar, mais chances de ganhar.”, destacou Dalton.

 

Conforme o cronograma do projeto, o sorteio será no dia 22 de dezembro de 2014, às 13h, ao vivo no programa Plantão de Polícia. A entrega da mobília será entregue no mesmo dia, às 14h30, com a presença do Dalton e dos gerentes de lojas da Gazin.

 

Ainda segundo Dalton Di Franco, o dinheiro arrecadado será aplicado na realização de uma ceia com moradores de rua. Nos últimos três anos, a ceia foi celebrada na zona Sul. “Pensamos em fazer neste ano em outro ponto da cidade”, afirmou.

 

Conforme ficou acertado com a gerência da Gazin, que os alimentos arrecados serão doados para entidades assistenciais que atendem na Capital. “Todas as ações do projeto serão mostradas através de reportagens exibidas pela Redetv!” A campanha do Natal do Conforto será intensificada após o Dia do Bem, 29 de novembro.

 

O vídeo da campanha pode ser acessada no link http://youtu.be/72e98yPSVO8.

 

 

 

 

 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Antigos companheiros: Homenagem a velha guarda do Jornalismo Rondoniense


 
Por
Dalton Di Franco é um dos jornalistas mais antigos ainda em atividade em Rondônia
Paulo Ayres

Já não sou tão mocinho, não me enquadro (acho) também no decanato, sou apenas (risos) semi-novo. 37 anos de serviço público, professor hora-aula aos 15, prefeito mirim aos 12, técnico em contabilidade aos 15, aos 26 coordenando campanha política na primeira eleição de governador do Estado na área de imprensa, 27 anos de Assembleia Legislativa e apenas 34 anos de jornalismo.

Amanheceu chovendo, a família aumentou mas ao mesmo tempo se ausentou um pouco, não somos mais tantos na mesma casa, enfim, preparando-me para ministrar a primeira edição do Curso Básico de Jornalismo, de repente fiquei saudosista, e comecei a lembrar de tantos e tantos companheiros que convivi no passado.

Meu Deus, fiz tantos projetos. Que escola antiga maravilhosa foi a minha. Tremíamos ao adentrar a uma redação, lá estavam as “feras”, pessoas abnegadas que viviam do jornalismo na plenitude e com idealismo. Mas o meu começo foi ainda no colegial. Produzimos um jornalzinho que repercutiu muito até na imprensa. E lá se vão bons anos do também saudoso Colégio Normal Carmela Dutra. A professora ficou então com raiva e mandou recolher todos os jornais. O destino estava selado e no ano seguinte já comecei a escrever uma coluna.

De colunista, passei a revisor. Passei pelo Esporte, Polícia, Geral, Política, fiz redação para programa de rádio, passei uma temporada na redação na televisão, e muitos, mas muitos anos em assessoria de imprensa. Hoje, resolvi prestar uma simples homenagem aos jornalistas, ou melhor, aos ilustres membros da velha guarda do jornalismo rondoniense, posso ter esquecido de alguns (lá se vão décadas), mas destaco os seguintes:

01) João Tavares Pinheiro

02) Euro Tourinho

03) Valdir Aparecido Costa

04) Eneas Romulo Dalton di Franco

05) João Ciro Pinheiro de Andrade

06) Elvestre Lyman Johnson

07) Raimundo Nonato da Silva Cruz

08) Carlos Sperança Neto

09) Gessi Taborda da Costa

10) Marcos Antônio Grutzmacher

11) Rubens Coutinho dos Santos - RUBINHO

12) Francisco das Chagas Pereira da Costa

13) Carlos Terceiro de Medeiros

14) Carlos de Jesus Ferreira de Souza (Ditão)

15) José Lúcio Cavalcante de Albuquerque

16) Carlos Neves de Araújo

17) Ivalda Maria Marrocos e Freitas

18) Antônio Claret Pessoa

19) Cláudio Jerônimo Paiva

20) Águido Pereira de Melo

21) Ana Elvira Bisso Aranda

22) João Carlos Pereira Coqueiro

23) Antônio Araújo de Queiroz

24) Jussara Terezinha Gotlieb

25) Marlene Rolim

26) Alexandre Rolim Badra

27) Beni Andrade

28) Everton Leoni

29) Abdoral Cardoso

30) Iraci Batista

31) Sérgio Roberto de Araújo Melo

32) Ruth Negumi Morimoto

33) Aparecida Souza

34) Francisco José do Nascimento (Zezinho)

35) Montezuma Cruz

36) Nelson Severino

37) Luiz Roberto da Cruz

38) Cleuber Pereira

39) Jorcene Martinez

40) Maríndia Moura

41) Valbran Carvalho da Silva Junior

42) Manoel dos Anjos Nascimento

43) Rosinaldo Luiz de Abreu Machado

44) Idelfonso Valentin Rodrigues

45) José Bosco Gouveia

46) Carlos Henrique Angelo

47) Lenilson Souza Guedes

48) Willian Jorge Rodrigues Heron

49) Emanoel Pontes Pinto

50) Marizete Leite

51) Francisco Batista Santana (Depol-ALE)

52) Jorge Wasquez Amâncio Almeida

53) David Santos Casseb

54) Vitorino Cheque

55) Ronaldo Rocha

56) Damião Cavalcante

57) Vitor Paniagua

58 Abner Candido de Lima

59) Joel Cavalcante Bezerra

60) Maria Lucia Secotti

61) Eudes Marques Lustosa

62) Aparício Carvalho de Moraes

63) Dionísio Xavier da Silveira

64) Eurípedes Claiton Rodrigues Campos (Pena)

65) José Gomes (J. Gomes)

66) Francisco Gilson de Oliveira

67) Osmar Costa de Vilhena

68) Nilton Vernal Salina

69) Carlos Alencar da Silva

70) Vitor Paniagna

71) Aparecido Paio

72) Francisco de Souza Rangel

73) Lucivaldo Evangelista de Souza

74) Adair Antonio Perin

75) Laudelino Antonio Pereira Alves

76) Nonato Neves

77) Antonio da Fonseca Barbosa Átipos

78) Edinho Marques

79) Eli Batista dos Santos

80) Evamar Mesquita de Figueiredo

81) Vismar Kfoure

82) Marcos Antero Soter

83) José Hilder Tacãna Vila Forte

84) Luiz Carlos Araújo

85) Estevão Paz Quintela

86) Eudes Marques Lustosa

87) Roberto Moraes Kupê

88) Eliênio de Nazaré Nascimento

89) Benigno Ramos de Souza

90) Samuel Barros

91) Átila Ibanez França

92) Abelardo Jorge Fernandes de Oliveira

93) Laelho Barrozo da Silva

94) Damião Cavalcante da Silva

95) Afonso Loks

96) Estanilau José Taques

97) Rubens Gomes da Silveira

98) Sandro Rodrigues Paio



Homenagem Póstuma:

01) Paulo Queiroz Bezerra

02) Rochilmer Mello da Rocha

03) Paulo Raimundo dos Santos Correria

04) Pedro Sá

05) Nelson Townes de Castro

06) Ivam Sobral Marrocos Filho

07) Vinicius Coutinho Danin

08) Aureo Ribeiro

09) Pedro Paulo Eleutério de Barros Lima

10) Inácio Mendes

11) Emir Sfair

12) João Teixeira de Souza

13) Roberto Uchoa

14) Valmir de Miranda Vitorino

15) Paulo Caldas

16) José Mendonça

17) Ivan Gonzaga

18) Telma Ancone do Nascimento

19) Gegê Maia

20) Ubiraci Lourenço

21) Antônio Sergio Valente

22) Sdney Rivero Tavernard

23) Jorge Sarrafe dos Santos

24) Edmar Gomes Coelho

25) Moacir Ubiratam Sampaio

26) Aldenor Soares



Por Paulo Ayres: Jornalista, Radialista, Professor, Técnico Legislativo e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.

 

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ELEITORES QUEREM ELEGER DALTON DI FRANCO DEPUTADO FEDERAL


Dalton Di Franco falando a moradores do 4 de Janeiro, em Porto Velho: pequenas reuniões em pontos estratégicos da cidade
 
 

O jornalista Dalton Di Franco deverá ser eleito deputado federal neste ano, segundo moradores de Porto Velho, com quem ele tem mantido contatos diários em reuniões e visitas a empresas e residências. Dalton é reconhecido por seu trabalho ao longo de mais de 40 anos na comunicação do Estado. Primeiro, com o programa O Crime Não compensa, nas rádio Caiari e Eldorado, e mais recente, nos últimos 10 anos, com o Plantão de Polícia, pela Redetv, do Grupo SGC (Sistema Gurgacz de Comunicação).

 

Jornalista polêmico, que assume o que vive e fala, Dalton Di Franco sempre defendeu os menos favorecidos e injustiçados. Seu programa já patrocinou a causa de dezenas de pessoas presas injustamente, além de contribuir para o esclarecimento de centena de crimes, alguns violentos, como o mais recente, a morte da estudante Naiara Carine. Com o programa de TV, Dalton já promoveu inúmeras campanhas de mobilização ajudando na construção e reforma de mais de 200 casas na periferia de Porto Velho.

 

Ao longo dos últimos dez anos, Dalton Di Franco também já realizou inúmeras campanhas arrecadando roupas, remédios, calçados e alimentos. Uma das maiores foi que ajudou aos moradores de Santa Catarina, anos atrás. Foram 14 carretas carregadas de doações. A mais recente foi desencadeada para ajudar aos desabrigados pela enchente do rio Madeira, no início do ano. As doações foram arrecadadas em todo o Estado e encaminhadas para a Capital, através da EUCATUR, mobilizada pelo senador Acir Gurgacz. As Lojas Gazin e a Rede Farmabem foram algumas das parceiras da Campanha SOS Enchente.

 

Dalton Di Franco é um dos poucos nome a se apresentar ao eleitorado de Rondônia com tanta prestação de serviços ao longo de 40 anos. Candidato a deputado federal, por onde passa, ele é sempre bem recebido. Nessa campanha, ele já esteve em Alto Paraiso, Ariquemes, Ji-Paraná, Alvorada, Itapuã do Oeste, Candeias, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, além de percorrer todos os bairros de Porto Velho.

 

Sem recursos financeiros, Dalton Di Franco prefere caminhar de casa em casa, entregando pessoalmente seu material de propaganda, com seu número, sempre afirmando que quer ser o deputado federal do povo. “Eu não preciso fazer promessas. O povo já me conhece. Sabe que sou trabalhador e amigo da população”.

 

Afastado da TV por causa da campanha eleitoral, Dalton Di Franco sempre lembra que todas as eleições que ganhou (vereador, deputado estadual e a de vice-prefeito) sempre foram desempenhadas com muita dificuldade. “Mas Deus nos ajudou e o povo entendeu nossa mensagem. Vencemos”. Para ele, neste ano de 2014, não será diferente. “O povo sabe quem trabalha e presta serviços. Eu não sou aventureiro. Sou brasileiro otimista como nossos 306 mil eleitores de Porto Velho”, acrescentou.

URNA ELETRÔNICA

Dalton Di Franco ainda lembrou que, no dia da votação, diante a urna eletrônica, o eleitor votará em primeiro lugar para deputado estadual. “O meu é 12.123, Airton Gurgacz”. O segundo voto é para deputado federal. “É só digitar 1212, aparecendo minha foto o eleitor confirma”. O terceiro voto é de senador. “O meu é 123, Acir”. Finalmente, o quarto voto, é o de governador. É só o eleitor digitar 15, confirmando Confúcio Moura para continuar governando nosso Estado.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Senador Acir e Dalton Di Franco têm encontro com povos indígenas de Guajará-Mirim


 


Povos indígenas que habitam a zona rural de Guajará-Mirim se reuniram com o senador Acir Gurgacz, o jornalista Dalton Di Franco e o presidente da Câmara de Vereadores, Netinho, quando falaram de suas dificuldades e pediram apoio para solucionar uma série de problemas que afetam as aldeias e alguma legislações que tramitam em Brasília.

 

O encontro aconteceu na tarde de domingo na Aldeia Lage Velho, a 30 km de Guajará-Mirim. Os visitantes foram recebidos pelo cacique Henrique. Convidados, os caciques de outras aldeias vizinhas também compareceram ao local para também falar de suas comunidades. O vereador Arão, que é representante da Aldeia Lage Velho, lembrou que os povos indígenas sempre contaram com o apoio do senador Acir. “Já estive em Brasília discutindo ele a inclusão de pedidos para beneficiar a comunidade”, frisou.

 

Acir que é candidato à reeleição reafirmou o compromisso de continuar trabalhando por todos os brasileiros que moram em Rondônia. “Não faço distinção de raça. Para mim, todos somos irmãos e brasileiros”, reafirmou. Ele ainda pediu votos para eleger o jornalista Dalton Di Franco para deputado federal para aumentar a força e a representação do povo em Brasília, além de afirmar ser importante a eleição do vereador Netinho para deputado estadual. “Nós somos políticos positivos e queremos continuar trabalhando pela população”, concluiu.

 


Dalton Di Franco disse que eleito deputado federal trabalhará ao lado do senador Acir para buscar a solução de inúmeros problemas que afetam aos nossos irmãos. “Esses problemas estão na saúde, na educação, na segurança, nas cidades e nos campos, onde moram os povos indígenas”. Dalton que já foi vereador em Porto Velho em 1988, e deputado estadual em 1990, reafirmou o compromisso de ser um parlamentará que trabalhará sempre em defesa do povo.

 

O candidato a deputado estadual Netinho agradeceu aos indígenas presentes ao encontro, colocando-se à disposição para ser o deputado da comunidade.

 

Fonte: Assessoria

Dalton Di Franco caminha em Guajará-Mirim recebe adesão de lideranças da cidade


 

Ao atender convite de amigos que acompanham seu trabalho pelo rádio e pela televisão, Dalton Di Franco passou o último final de semana caminhando pela cidade de Guajará-Mirim, onde também manteve diversos encontros com lideranças comunitárias, empresariais e religiosas. Candidato a deputado federal, Dalton Di Franco falou que, eleito, dedicará seu mandato às grandes causas.

 

Dalton ainda lembrou que quer o representantes das cidades que não estão representadas na Câmara Federal: “Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Porto Velho e Guajará-Mirim são cidades que não elegeram deputado federal. Eu quero ser o deputado federal dessas cidades”.

 

Dalton ainda participou de carreata com o senador Acir Gurgacz e com o candidato a deputado estadual Netinho.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O PAPEL DO VICE NA PREFEITURA DE PORTO VELHO


 

 

A palavra vice vem do latim, ablativo de vix, vicis, vez, alternância, sucessão, mudança, troca. É um elemento que designa quer a substituição de um cargo, quer categoria imediatamente inferior a outra (ex.: vice-campeão, vice-reitor). É sempre seguido de hífen (ex.: vice-almirante, vice-cônsul).

 

A exemplo disso temos as seguintes palavras relacionadas: vice-reitor, vice-prefeito, vice-presidência, vice-governador e vice-presidente. São palavras tão comuns a todos nós brasileiros. Na última copa a seleção vice-campeã foi a da Argentina.

 

Conforme Art. 81, da Lei Orgânica do Município de Porto Velho, “o vice-Prefeito substituirá o Prefeito em caso de impedimento, sucedendo-lhe em caso de vaga”. O vice-prefeito atual de Porto Velho é o jornalista e administrador de empresas Dalton Di Franco. O prefeito é o médico Mauro Nazif que exerce constitucionalmente o mandato.

 

No mesmo artigo 81, o parágrafo único dispõe que “O vice-Prefeito, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei, auxiliará o prefeito sempre que por ele for convocado para missões especiais”. São funções que Dalton Di Franco tem exercido atendendo ordens de seu superior, o prefeito Mauro.

 

Segundo Dalton, algumas pessoas, muitas até esclarecidas, desconhecem o papel do vice-prefeito e deitam a falação, num arroubo de completa ignorância e estupidez. “Eu tenho exercido minhas ações conforme a Lei Orgânica e, se um dia for preciso, estarei em condições de assumir a Prefeitura, mas graças a Deus, nosso prefeito Mauro está constitucionalmente amparado para o exercício de mandatário maior da Capital. Ele é o prefeito. Ele manda. Eu sou uma espécie de jogador que aguarda no banco de reserva a chamada do técnico para dar minha participação na jogada, no caso, no mandato”, acrescentou Dalton.

 

Ainda segundo Dalton, é o prefeito Mauro quem dá as diretrizes da Administração Municipal, afinal, conforme o artigo Art. 78, “o Poder Executivo Municipal é exercido pelo Prefeito, auxiliado pelos Secretários Municipais”.

 

VEREADOR

 

Como vereador no período de 1989 a 1990, Dalton Di Franco foi um dos relatores da Lei Orgânica[i], atendendo disposição da Constituição Federal. No Brasil, a existência das Câmaras Municipais data do início da colonização e seu papel e importância variaram de acordo com as conjunturas históricas.

 

Dalton recorda que antes de 1988, o funcionamento dos municípios brasileiros estavam submissos a decretos presidenciais.

 

Entre altos e baixos, por longo período, outro duro golpe viria, em 1964, com a implantação da Ditadura Militar que durou longos 21 anos. Podemos deduzir que novamente o Poder Legislativo, em todos os níveis, perdeu espaço, poder e prestígio.

 

Na época da elaboração da Nova Lei Orgânica, Dalton Di Franco era o segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Porto Velho.

 

Dalton lembra que na década de 80, vivemos a transição democrática e o advento da chamada Nova República, com o fim do regime militar. “A Constituição de 1988, não sem razão, chamada de Constituição cidadã, restitui a liberdade política e eleva a condição de cidadania. A participação popular, já notória nos últimos suspiros da ditadura, parece assumir um caráter intrínseco à sociedade brasileira. O Poder Legislativo recupera sua imagem e influência”, explica.

 

DEPUTADO ESTADUAL

 

Posteriormente, no ano de 1990, Dalton Di Franco foi eleito deputado estadual, ocupando o cargo de 3º secretário da Casa. Em 2012 Dalton foi eleito vice-prefeito na chapa do Prefeito Mauro Nazif. Os dois foram vereador e deputado estadual no mesmo mandato.

 

Depois de escrever e posterior exercer o que determina a Lei Orgânica do Município de Porto Velho, Dalton Di Franco agora quer desempenhar o mandato de Deputado Federal pelo PDT, com o número 1212, apoiando o senador Acir Gurgacz 123 e o Governador Confúcio Moura 15.

 

 

 



[i] http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=15605

segunda-feira, 21 de julho de 2014

DALTON DI FRANCO FAZ REUNIÃO NA ZONA RURAL DE PORTO VELHO


 

O candidato a deputado federal Dalton Di Franco realizou reunião com moradores do km 52, da BR-364, zona rural de Porto Velho, domingo passado. O encontro foi no sitio do casal Antônio e Maria das Graças que reuniu filhos, noras, genros, netos e amigos. Dalton falou de sua plataforma de trabalho e pediu a união de todos em prol do projeto “Porto Velho precisa de representante na Câmara Federal”.
 

ALVORADA DO OESTE RECEBE DALTON DI FRANCO E APOIA SEU PROJETO

 

Ainda na tarde de sábado passado, Dalton Di Franco esteve visitando lideranças comunitárias e religiosas da cidade.

Dalton esteve com pastores da Igreja Batista Nacional e ainda conversou com líderes de bairros.

Candidato a deputado federal, Dalton Di Franco pediu apoio ao seu projeto de incentivar a agricultura e o associativismo.

 

DALTON PRESTIGIA ENCONTRO DE LÍDERES DO PDT EM JI-PARANÁ


 

O vice-prefeito Dalton Di Franco participou de encontro de líderes do PDT, sábado passado, em Ji-Paraná, quando manifestou apoio à reeleição do senador Acir Gurgacz.

Durante o encontro, Dalton Di Franco afirmou que Acir tem prestado relevantes serviços ao Estado e ao seu povo, defendendo os interesses e encaminhando emendas parlamentares que possibilitaram diversas obras.

Dalton Di Franco é candidato a deputado federal pelo PDT e apoia Acir, para o senador, e Confúcio Moura, para governador.

 

quinta-feira, 17 de julho de 2014

DALTON DI FRANCO FALA A MORADORES DO BAIRRO APONIÃ


 


Moradores do bairro Aponiã, em Porto Velho, ouviram na noite de quarta-feira as propostas do candidato a deputado federal Dalton Di Franco. “Precisamos eleger representantes da Capital para ajudar na solução dos problemas do município”.

 

A reunião aconteceu na casa do morador Diogo, na rua Jeronimo de Ornelas, reunindo homens, mulheres e crianças, residentes no bairro Aponiã.

 

Para Dalton Di Franco, Brasília deve muito a Porto Velho. “Eu quero ser o deputado federal para cobrar essa dívida e trazer os recursos necessários para melhorar a vida de quem mora aqui”.

 

Eleito deputado federal, Dalton Di Franco disse que pretende estabelecer em Brasília uma casa de apoio para receber os amigos que estiverem na Capital Federal a tratamento, evitando-se o que se vê hoje. “Muitas pessoas passam dificuldades”. A proposta foi aplaudida pelos moradores do Aponiã.

 

Dalton Di Franco ainda falou da necessidade de Rondônia reeleger o senador Acir Gurgacz. “Ele tem trabalhado pelo Estado, encaminhando verbas e emendas parlamentares. Porto Velho tem sido beneficiado pelas ações de Acir”.

 

Ainda falou sobre a parceria que há hoje entre o governador Confúcio Moura e a Capital. “Depois de Jorge Teixeira, Confúcio é o primeiro governador a ajudar Porto Velho com obras importantes. Por isso peço aos meus amigos que votem novamente no Confúcio”, citando que o trabalho que está sendo realizado na rua Mamoré, é fruto dessa parceria.

terça-feira, 15 de julho de 2014

ZONA LESTE OUVE PROPOSTAS DE DALTON DI FRANCO


 
Apoiar políticas públicas voltadas para a juventude, incentivar a geração de emprego e renda, melhorar a educação e a saúde, incrementar ações culturais e tornar melhor a vida de quem mora na zona Leste de Porto Velho, foram temas propostos por Dalton Di Franco, candidato a deputado federal pela coligação Rondônia no caminho certo 1, durante encontro com a comunidade, na noite da segunda-feira, no Jaqueiras, conhecido ponto de encontro de regueiros de Porto Velho.

 

Organizado pelo conhecido ativista cultural Zeca Pedra, o encontro reuniu lideranças comunitárias, religiosas e culturais. Dalton Di Franco falou sobre sua trajetória de vida, frisando que é ficha limpa, tendo prestado relevantes serviços por onde passou. Ele atua na imprensa há pelo menos 40 anos, inicialmente no rádio, com O Crime Não Compensa, e nos últimos 10, com o Plantão de Polícia, pela redetv!.

 

Dalton destacou ainda que tem ajudado o Prefeito Mauro Nazif no planejamento das ações em Porto Velho. “Infelizmente não temos recursos suficientes para atender a todas as demandas. Como nos falta um deputado federal em Brasília, quero ser esse parlamentar, para ajudar ainda mais na solução dos problemas que afligem o Estado de Rondônia e de seu povo, especialmente Porto Velho”, frisou.

Dalton Di Franco lembrou que o governador Confúcio Moura tem sido parceiro da Prefeitura e da cidade de Porto Velho. “Ao contrário de outros, o governador Confúcio nos ajuda e reeleito, com o vice Daniel Pereira, fará ainda mais”. Outro parceiro é o senador Acir Gurgacz, que disputa a reeleição e tem o apoio de Dalton Di Franco na Capital. “Ele tem mandado emendas para Porto Velho”, concluiu Dalton.

 


CANDIDATAS

 

Luzia Araujo e Rose Silva, que são candidatas a deputadas estaduais, participaram da reunião. Elas apoiam Dalton Di Franco para deputado federal; Acir, senador, e Confúcio, governador

 

domingo, 13 de julho de 2014

DALTON DI FRANCO RECEBE AS PRIMEIRAS ADESÕES EM PORTO VELHO

 

Duas mulheres de Porto Velho que são candidatas a deputadas estaduais, aderiram à campanha do jornalista Dalton Di Franco. Luzia Araújo e Rose Silva já começaram a anunciar que Dalton é o melhor nome da Capital para representar o Estado em Brasília, como deputado federal. Com o início da campanha eleitoral, as adesões começam a acontecer. Outros candidatos e líderes devem ser anunciados em breve em apoio à campanha “precisamos eleger um representante de Porto Velho para a Câmara Federal”.

 

Luzia Araújo, que pertence à Igreja Mundial do Poder de Deus, trabalha com o serviço social, sendo pessoa importante nesse ramo na denominação. Ele disse que a igreja está empenhada em mobilizar seus membros para a eleição de pessoas que tenham identificação com o Evangelho.

 


Sobre Dalton Di Franco, Luzia Araújo falou que ele “é importante para Porto Velho, sempre ajudou nas causas sociais da igreja, e que está preparado para ser nosso representante em Brasília”. Luzia Araújo é candidata a deputada estadual pelo PDT, apoiando também o senador Acir Gurgacz.

 

Rose Silva, que já exerceu o cargo de conselheira tutelar em Porto Velho, é a atual presidente da Associação dos Conselhos Tutelares do Estado. Ela já militou no rádio, na Capital, notabilizando-se na apresentação de um programa destinado ao público infantil, como a “Tia Rose”.

 

Candidata a deputada estadual, Rose Silva disse que conhece Dalton Di Franco há muitos anos, tem admiração por seu trabalho, “acreditando que será o melhor para Porto Velho e ao estado como um todo, como nosso deputado federal”.

 

O candidato a deputado federal agradeceu à adesão das duas candidatas, afirmando que as mulheres do Estado estarão bem representadas com a eleição de Luzia Araújo e Rose Silva. “Precisamos dessa força na Assembleia Legislativa”, concluiu Dalton Di Franco.

 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Karina Quadros


069-9999-5055 (Neto)

 

sábado, 12 de julho de 2014

Comunidade da margem esquerda do Madeira ouve propostas de Dalton Di Franco


 

 

A implantação de uma escola técnica agrícola na margem esquerda do Rio Madeira para atender aos jovens que moram na zona rural - proposta pelo jornalista Dalton Di Franco, candidato a deputado federal pela Coligação Rondônia no Caminho Certo 1 - foi bem recebida pela comunidade de São João, localizada no quilometro 1,5 da ponte do rio Madeira.

 

Durante encontro com a comunidade, na noite de sexta-feira, Dalton Di Franco falou que sendo eleito, trabalhará pela concretização desse sonho. “A escola técnica atenderá a comunidade com ensino fundamental na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA), ensino médio e qualificação na cadeia produtiva da região, sob a direção do Governo do Estado”.

 

Como deputado federal, Dalton disse que buscará recursos em Brasília para que esse benefício seja concretizado. “A comunidade não precisará se preocupar com os deslocamentos de seus filhos para a área urbana de Porto Velho para estudar, pois terá o ensino focado para o desenvolvimento da região”, explicou.

 

Ainda em São João, onde moram cerca de 50 famílias, Dalton Di Franco ouviu reivindicações como a construção de
um poço artesiano, limpeza das ruas da comunidade e a troca do transformador de energia por outro de maior potencia para manter o fornecimento de energia equilibrado.

 

CONJUNTO HABITACIONAL

 

Dalton ainda visitou moradores do conjunto habitacional construído para abrigar moradores do bairro Balsa. Ele ouviu reclamações sobre o fornecimento de água, falta de policiamento e o funcionamento do posto de saúde.

 

“A PM será oficiada nesta segunda-feira para ocupar uma casa destinada à guarnição que trabalhará na comunidade.  A Semusa será informada também da destinação de um local para funcionamento do posto de saúde. A Semed receberá informações sobre o numero de crianças que precisam estudar”, concluiu Dalton Di Franco.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Karina Quadros


069-9999-5055 (Neto)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

DEPUTADO FEDERAL: DALTON DI FRANCO INICIA CAMPANHA REUNINDO LIDERANÇAS DA CAPITAL



 

O candidato a deputado federal Dalton Di Franco (PDT) abriu sua campanha, na noite de terça-feira, reunindo líderes comunitários, sindicais, estudantis e religiosos, em prol do projeto “Porto Velho precisa de representante na Câmara Federal”. A reunião aconteceu no bairro Novo Estado, quando ele explicou sua plataforma de trabalho e pediu a união de todos. “Juntos somos fortes”, afirmou.

 

Segundo Dalton, a eleição de um deputado federal de Porto Velho será decisivo para ajudar o município na solução de inúmeros problemas. “Eu quero ser esse deputado federal para trabalhar ao lado do senador Acir Gurgacz”, pediu Dalton, citando que sendo deputado federal trabalhará pelo encaminhamento de emendas parlamentares, além de buscar apoio e recursos junto aos ministérios, em Brasília.

 


CASA DE APOIO EM BRASÍLIA

 

Como projeto pessoal, Dalton disse que pretende estabelecer uma casa de apoio, em Brasília, para abrigar aos irmãos que estiverem na Capital Federal em tratamento médico ou resolvendo problemas particulares.

“Sei de muitos casos de pessoas que se deslocam do Estado de Rondônia para Brasília, onde padecem pela falta de abrigo. Pretendo trabalhar pela solução desse problema”, afirmou Dalton Di Franco.

 

ESCOLA AGRÍCOLA

 

Dalton ainda falou sobre a implantação de uma escola agrícola na margem esquerda do Rio Madeira para preparar jovens que moram na zona rural. “Como deputado federal vou trabalhar pela criação e funcionamento dessa escola”.

 

Dalton lembrou “que os jovens da área urbana de Porto Velho já dispõe do IFRO e do Pró-jovem urbano, que ministram cursos técnicos, sendo que nossos jovens da zona rural estão esquecidos pelo poder público, mas eu e o senador Acir Gurgacz temos um apreço especial por esses brasileiros e vamos trabalhar para beneficiá-los” concluiu.

 

Como deputado federal, Dalton Di Franco anunciou que trabalhará pela população em geral, buscando sempre o bem estar de todos, incentivando a implantação de empresas em Rondônia, que possam gerar emprego e renda. “Chega de escândalos provocados por políticos de Rondônia. Agora é hora de trabalharmos”, finalizou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

sábado, 28 de junho de 2014

Dalton Di Franco deixa a Redetv! para buscar aprovação do PDT para disputar vaga de deputado federal


 

O jornalista Dalton Di Franco deixou a Redetv! na sexta-feira (27/06) para pleitear na convenção do PDT, no próximo dia 29, a indicação de seu nome para disputar uma vaga de deputado federal. No lugar do conhecido jornalista fica o repórter Rosinaldo Guedes, que já vinha atuando como seu substituto na segunda edição do mais polêmico programa de TV do Estado: o Plantão de Polícia.

 

Segundo Rosinaldo Guedes, o programa será apresentado nos mesmos moldes do que Dalton Di Franco já vem realizando ao longo de quase 10 anos na Redetv! “Atenderemos não só aos casos de polícia, uma marca registrada do programa, mas também continuaremos abertos à comunidade, para divulgar seus problemas e pedidos de socorro”.

 

Ainda segundo Rosinaldo, Dalton Di Franco sempre ajudou a população. Sua trajetória remonta à década de 80 do século passado quando ele, um filho de Rondônia, surgiu na Rádio Caiari, com sua voz rouca, tornando-se o maior defensor da sociedade, marca com a qual já foi eleito vereador (1988) e deputado estadual (1990) e mais recentemente vice-prefeito de Porto Velho.

 

Rosinaldo concorda que o município carece de uma autêntica representação em Brasília, que lute pela solução dos problemas coletivos de Porto Velho. “Estamos cansados de sermos conhecidos pelas manchetes da grande imprensa como consequência das aprontações de nossos políticos”, acrescentou Rosinaldo, afirmando que Dalton, se aprovado na convenção do PDT e eleito pelo povo, será em Brasília a voz na defesa das bandeiras da educação, segurança e infraestrutura, especialmente as práticas de políticas públicas voltadas para os jovens, mulheres, idosos, especialmente a família, e minorias.

 

Dalton Di Franco, lembrou Rosinaldo Guedes, é filho de Rondônia, possui mais de 40 anos de atuação na imprensa do Estado, já tendo sido vereador (1988), deputado estadual (1990) e, atualmente, é o vice-prefeito de Porto Velho. Ele é ainda graduado em Administração de Empresas com habilitação em Marketing, professor universitário, especialista em ensino superior, jornalista, radialista, publicitário e bacharelando em Direito. “Trata-se de uma pessoa preparada para representar o povo de Rondônia na Câmara Federal e, tenho certeza que os convencionais do PDT vão aprovar o seu nome para ser um dos candidatos do partido a deputado federal”, conclamou.